Thermas Piratuba Park Hotel

Faça sua Reserva

Viaje pelo tempo a bordo do Trem das Termas

Quem viaja pelo Trem das Termas, viaja pelo tempo. E vamos te contar exatamente como é o passeio para que você fique com muita vontade de fazê-lo! Prepare-se para seguir viagem de trem partindo de Piratuba (SC) rumo a Marcelino Ramos (RS). São 25 quilômetros de pura emoção e uma viagem inesquecível!


Voltando no tempo com o Trem das Termas


Seu embarque deve ser feito na Estação Ferroviária de Piratuba, na Avenida Dezoito de Fevereiro, nº 803, no centro de Piratuba. O passeio é realizado aos finais de semana, com horário de partida pontual. Reserve as passagens com antecedência pelos canais oficiais da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).


Os passageiros são recepcionados com muita animação logo na plataforma. Próximo à bilheteria, aproveite para visitar o Museu da Estação Ferroviária, com peças antigas e ferramentas, além de comprar souvenirs para levar de recordação. Depois de fazer um pequeno tour pelo local, pegue o trem e volte pelo tempo. Ele parte às 13:30h, quando o sino toca.


Agora estará a bordo de uma locomotiva a vapor americana de 1913, na Ferrovia do Contestado (conhecida inicialmente por Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande). Será o dia de relembrar os tempos antigos, mas com direito a fotografar a Maria Fumaça e as paisagens do início ao fim do passeio. Realmente é uma experiência surpreendente!


Com até 6 vagões (capacidade para 250 visitantes), que serão ocupados de acordo com a quantidade de passageiros, o sentimento é bom, às vezes até, para quem já percorreu esses trilhos, de saudade e felicidade de como era costume fazer viagens interestaduais com esse meio de transporte. Os mais novos terão a sensação de retorno ao passado e lembrarão dos filmes e novelas que assistiram.


Não se assuste. Assim que a viagem iniciar, o apito da Maria Fumaça será ouvido. Aproveite para olhar pela janela, contemple a paisagem, o verde e a margem esquerda do Rio do Peixe. O interior do trem é bem confortável, há banheiros e comida, além de música, show de humor e muita diversão para os passageiros.


Partindo de Piratuba - SC até Marcelino Ramos - RS


O trajeto do trem vai acompanhando a margem esquerda do Rio do Peixe. Ele passa por Alto Maratá e pelo antigo complexo ferroviário do Distrito de Uruguai e ruínas. Ao longo do caminho, é possível ver lindas paisagens, propriedades rurais até chegar à comunidade de Volta Grande (em Alto Bela Vista). E mais alguns quilômetros, na divisa para o estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, chegaremos a uma ponte rodoferroviária, importada da Bélgica, um verdadeiro espetáculo. É uma ponte de 455 metros de extensão sobre o Rio Uruguai. O destino final é a cidade de Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul. 


O Trem das Termas ficará parado por 1 hora e meia. O turista pode realizar passeios opcionais que levam até alguns atrativos tais como o Santuário de Nossa Senhora Salete e o Balneário de Águas Termais. Quem não quiser fazer o City Tour pode aproveitar a feira de artesanato da Estação Férrea de Marcelino Ramos e o comércio local. O horário previsto de chegada a Piratuba é às 18h.


Já embarcou no Trem das Termas? Conte-nos a sua experiência para que outros viajantes possam aproveitar essa viagem apaixonante!

#mariafumaça #piratuba #santacatarina #riograndedosul #trem #tremdastermas #passeiodetrem #romântico #rota

Receba Novidades