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Saúde mental: a importância de cuidar também da cabeça

Ter a mente saudável é essencial para o bem-estar, além de refletir positivamente em diversos aspectos da vida, como no convívio familiar, nas amizades, nas relações sociais e na vida profissional. Manter uma rotina saudável contribui para benefícios não só para o corpo, como também para a cabeça. Afinal, o objetivo é chegar ao ensinamento do poeta romano Juvenal ‘Mens sana in corpore sano’, ou seja ‘mente sã num corpo são’.

Alimentação

Alimentar-se bem é um dos primeiros passos para manter nossa saúde mental em dia. Afinal, a carência de alguns nutrientes prejudica o desenvolvimento e a manutenção das funções cerebrais. Sendo assim, aposte em refeições ricas em proteínas e vitaminas.

Existem diversos alimentos que fazem bem ao cérebro. O abacate, por exemplo, possui propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento. Ele também contém ômega-3, ótimo para combater o desgaste do cérebro. O brócolis também conta com nutrientes que ajudam na saúde do órgão, contribuindo com a boa memória. Tomate, azeite, chia, cacau, oleaginosas e outros alimentos também melhoram a capacidade das funções cerebrais.

Atividades físicas

Praticar atividades físicas contribui para a produção dos hormônios e neurotransmissores do bem-estar. Estes nos ajudam a estar sempre bem, dispostos e contentes. Há muitos benefícios atrelados à prática constante da atividade física para saúde mental e também física.

A atividade física reduz o estresse, melhora a qualidade do sono, equilibra a produção de hormônios, previne doenças, aumenta a disposição no dia-a-dia e alivia os sintomas de transtornos mentais.

Exercitar o cérebro

Jogos e brincadeiras que ativam o cérebro também são bem-vindas no equilíbrio da saúde mental. Jogos como quebra-cabeças, caça-palavras, sudoku e testes lógicos e de raciocínio são essenciais para evitar a perda de neurônios e melhorar a capacidade de memória e aprendizado. Além é claro, ler um bom livro instiga a imaginação, atenção e a memória.

Há aplicativos de smartphones que oferecem esses jogos. Procure e tente exercitar seu cérebro entre 2 e 3 vezes por semana.

Sono e descanso

Mesmo tendo rotina diária pesada, respeite os limites do corpo e da mente. Descanse! Dormir, pelo menos, 8 horas por dia e ter momentos de intervalo entre as atividades durante o dia são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro.

Se você sofre com insônia, é hora de mudar suas ações antes de dormir e tentar readequar seu corpo. Uma dica é criar hábitos que avise seu corpo e mente que você irá se deitar em breve. Tomar um banho, beber uma xícara de chá ou ler um livro são boas maneiras de reduzir as atividades e preparar o sono. É recomendável, também, evitar aparelhos que ativam o cérebro por meio da luz, como celulares, computadores e televisão

Viva momentos de lazer

Ter momentos para desfrutar, sorrir, brincar e se divertir refrescam o cérebro e são ótimos aliados da boa saúde e do bem estar físico e psicológico. Caminhar, praticar um hobby, ir ao parque, praticar yoga ao ar livre, são boas formas de se divertir.

Outra atividade que faz bem ao cérebro é o turismo. Conhecer novos lugares e fugir da rotina diária é essencial para ativar o bom funcionamento do corpo e da mente. Tem hora que é importante unir o útil ao agradável e, por que não, relaxar durante uma viagem turística. É por isso que resorts e hotéis oferecem serviços de spa, para que o descanso seja completo e corpo e mente saiam da viagem descansados e revigorados.

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O Espaço Wellness é uma área voltada para o cuidado e o conforto corporal, emocional e mental. Trata-se de um lugar que oferece equilíbrio e saúde por meio de técnicas relaxantes, como massagens com pedras quentes, e banhos de ofurô com aromaterapia, flores e chocoterapia. Todos os serviços oferecidos são feitos por profissionais especializados, com o intuito de proporcionar a melhor experiência para o hóspede do Thermas Piratuba Park Hotel.

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