Thermas Piratuba Park Hotel

Faça sua Reserva

Quer saber como funciona uma usina? Conheça a Hidrelétrica Machadinho

Já se perguntou como funciona uma Usina Hidrelétrica? Em Piratuba - SC, o visitante tem a oportunidade de conhecer os processos e entender o seu funcionamento bem de pertinho. Por isso, trouxemos neste conteúdo, um pouco da história da Usina Hidrelétrica Machadinho (UHE Machadinho) - Carlos Ermídio de Morães, algumas curiosidades e atrativos deste local que é um marco para o desenvolvimento da região. 


História da Hidrelétrica de Machadinho


A história desta hidrelétrica é um marco no setor, sendo considerada a maior usina do Estado de Santa Catarina. Ela conta com uma capacidade instalada de 1.140 MW, o que representa aproximadamente 37% da demanda de energia do estado de Santa Catarina, por exemplo. Ela foi construída pelo Consórcio Machadinho, composto pela união de 8 empresas. 


O término de sua construção foi adiantado 17 meses do que constava em seu cronograma inicial. Levantada em tempo recorde e com um investimento de R$ 1.140 bilhões, levou 52 meses para que esta grandiosa obra estivesse funcionando. Mais de 7 mil empregos diretos e 30 mil indiretos foram gerados. A usina começou suas operações em fevereiro de 2002, aproveitando todo o potencial do Rio Pelotas. 


Dentre as curiosidades deste grande empreendimento é que, de acordo com o site do Consórcio Machadinho, quando comparada a outras hidrelétricas, a capacidade de geração dela é considerada elevada em relação à área de seu reservatório. São 500 quilômetros do qual fazem parte dez municípios, dentre eles Piratuba - SC e Maximiliano de Almeida - RS. 


A barragem conta com 126 metros de altura e 700 metros de comprimento. A Usina possui oito comportas, com um total de 129 toneladas. Alem disso, para eles, respeitar o meio ambiente é um dos valores fundamentais do Consórcio, que procura minimizar os possíveis impactos das atividades realizadas.


Visita a Usina


O Consórcio Machadinho mantém um programa de visitas desde 2007, com o intuito de aproximar a comunidade da região da Usina. Assim, é possível conhecer sua estrutura e entender o impacto da mesma para o desenvolvimento da região. 


O programa atende grupos e entidades da população em geral, além de estudantes que estão no 9º ano das escolas dos municípios que fazem parte da área de abrangência da hidrelétrica. Os visitantes possuem um guia treinado para apresentar-lhes a Usina, assim, eles conhecem comportas, túneis, linhas de transmissão de energia e os transformadores.


Além disso, é possível realizar uma visita virtual por meio de um vídeo postado no canal do Consórcio Machadinho, acompanhando todas as curiosidades e dados sobre o empreendimento. A UHE Machadinho garante um futuro melhor para os habitantes.


Além das visitas, o Consórcio Machadinho também apoia projetos sociais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.


Como chegar?


A UHE Machadinho está localizada na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A cerca de 18 km do Centro de Piratuba.


Gostou de conhecer mais sobre a Usina Hidrelétrica de Machadinho? Veja também “O que fazer em Piratuba - SC” e aproveite a sua viagem para o oeste catarinense.

Receba Novidades