Thermas Piratuba Park Hotel

Faça sua Reserva

Kerb de Piratuba: a tradicional festa alemã do oeste catarinense

O Kerb é uma festa tradicional alemã comemorada todos os anos, no mês de janeiro na cidade de Piratuba. Uma explosão das cores que simbolizam a cultura germânica, roupas, desfiles, músicas e comidas típicas alemãs fazem parte do festejo. Aqui turistas e moradores carregam muita alegria e festejam com cerveja. A festa ocorre há mais de 100 anos na cidade de Piratuba. Quer conhecer mais sobre a tradicional festa alemã do Oeste de Santa Catarina? Nos acompanhe na leitura!

Qual o significado da palavra Kerb?

No português, a palavra “Kerb” tem vários significados, e não há uma tradução literal do alemão para o nosso idioma. Um dos significados para o termo, segundo estudiosos, é KIRCHEEINWEIHFEST, ou seja “Festa de Inauguração da Igreja”. Outro significado é “colheita”. 

Qual a origem do Kerb de Piratuba? 

Uma das explicações para o surgimento dessa tradição é derivado das antigas quermesses alemãs, que aconteciam no país para agradecer à boa colheita e em homenagem a São Martinho. Já outra justificativa para a origem da festa seria celebrar uma promessa feita em alto mar dentro do navio Cecília próximo a costa do Brasil, quando os imigrantes passavam por um sufoco no mar durante uma violenta tempestade. 

Inicialmente surgiu com a presença de imigrantes que tinham o objetivo de reunir as comunidades alemãs da região Sul do Brasil, além da preservação da cultura e costumes alemães. Há relatos que sugerem a colônia de Baumschneis, em Dois Irmãos no Rio Grande do Sul, como a idealizadora do evento em 1828, em comemoração ao dia de São Miguel. 

Apesar do Kerb ser comemorado em outras cidades, Piratuba - SC (na época era Vila do Rio do Peixe) foi a primeira a realizar o evento durante o aniversário de inauguração da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, em 1947. Porém, em algumas cidades quando a comunidade é católica, o festejo é realizado em comemoração ao dia do padroeiro. O documentário Heimatland & A História do Kerb faz um resgate histórico dessa tradicional festa alemã contando todos os detalhes de seu surgimento.

A festa se tornou tradição e, por isso, anualmente no mês de janeiro, na segunda semana, acontece o Kerb de Piratuba com concursos, desfiles, competições, música, chope e muita comida! Também faz parte da celebração, a realização de um culto na Igreja Evangélica de Confissão Luterana. A festa recebe turistas de várias regiões do Brasil que estão em busca de comemorar e aproveitar o festejo.

Como é a festa do Kerb?

Geralmente, a festa é realizada no centro de Piratuba. A programação tem início com o culto e depois uma carreata de carros alegóricos e um desfile com pessoas vestidas nos trajes germânicos. Ainda há muita música alemã (retreta musical - apresentações de bandas típicas nos finais de tarde), além da escolha da rainha e princesas do Kerb. Outros destaques da festa são as provas tradicionais alusivas ao Kerb como o corte de serrote, a corrida de tamancos, chope em metro (consiste em tomar mais chope do que os concorrentes), entre outras. 

Na gastronomia, não pode faltar pratos como a cuca e a linguiça que são tradicionais. Outro destaque da festa são os bailes que desde 2009 são realizados no Centro de Eventos da cidade de Piratuba. 

Pelas razões de restrições de eventos, quem está planejando visitar Piratuba durante esse período, hospede-se no Thermas de Piratuba Park Hotel e tenha a experiência Kerb conosco, a partir de hoje, até 17/janeiro, nossos hospedes sentirão a alegria do evento, somado a nossa hospitalidade e estrutura do hotel para dias Kerb. 

Gostou de conhecer mais sobre a história do Kerb de Piratuba? Acompanhe o nosso blog cheio de novidades e planeje a sua viagem para Piratuba com o Thermas de Piratuba Park Hotel!

kerb Thermas de Piratuba Park Hotel Piratuba Hospedagem Piratuba Hoteis Piratuba

Receba Novidades