Thermas Piratuba Park Hotel

Faça sua Reserva

A História da Cerveja Artesanal no Brasil

Os apaixonados por uma boa cerveja artesanal vão se surpreender com a história da bebida no Brasil e no mundo. Se você é um cervejeiro e quer conhecer mais sobre cerveja e suas curiosidades, além de como ela começou a ser feita em nosso país, precisa ler este conteúdo até o fim!


Origem da Cerveja Artesanal no Mundo


A produção da cerveja artesanal no mundo é bem antiga. Você sabia que há registros de que a civilização Suméria, habitantes da região da Mesopotâmia (local onde atualmente encontram-se a Jordânia, a Síria, o Kuwait, Iraque e Irã) têm uma forte ligação com a produção da cerveja? No período, os povos antigos acreditavam que a bebida era de origem divina, especificamente de Ninkansi (que significa a senhora que enche a boca), considerada a deusa suméria da bebida, sendo até cultuada pelo povo.


Na época, a cerveja fazia parte do cardápio da família, sendo produzida por mulheres. Consumir cerveja era até melhor do que beber água, pois como naquele tempo, a mesma não recebia tratamento, a cerveja, por conta do álcool, estava livre de muitas impurezas, sendo segura para consumo. A bebida era bastante valorizada no período, sendo até utilizada como forma de pagamento.


Cada povo tinha os seus segredos para a produção e os povos chamados de “bárbaros” eram os principais responsáveis por sua criação. A bebida era uma das mais consumidas pelos Vikings, por exemplo. 


A cerveja teria sido descoberta por acaso, a partir dos cereais selvagens que ficavam guardados, recebiam chuva e passavam por um processo de fermentação do ambiente. Com o passar do tempo, houve a modernização dos processos realizados para a criação da cerveja e, hoje, há muito conhecimento sobre as formas de produção e melhores aromas e sabores das cervejas artesanais.


E no Brasil, como foi?


À princípio, com a colonização portuguesa, o vinho era uma das principais bebidas consumidas, fato que fez com que a popularização da cerveja demorasse a acontecer no país. De acordo com o Instituto da Cerveja, a cerveja consumida aqui vinha da Inglaterra. Após a chegada dos imigrantes ingleses e alemães, houve a produção da cerveja artesanal no país. A produção teria começado devagar, sendo realizada apenas para o consumo da família.


No final do século XIX, com o aumento de imposto para a importação, a cerveja artesanal feita no país começou a ser produzida em maior quantidade. A indústria cervejeira começou a crescer e as grandes indústrias foram forçadas a optar por ingredientes de menor custo, para se manterem competitivos, o que alterou bastante o sabor da cerveja.


Mas a produção da cerveja artesanal, com suas peculiaridades, aumentou em meados dos anos 90, quando surgiu a primeira microcervejaria nacional, a Dado Bier (1995). Atualmente, as cervejarias artesanais buscam resgatar o processo de produção da cerveja e a cada dia surgem novas evoluções e cervejarias dedicadas a aperfeiçoar todo o processo.


Piratuba - SC na rota dos destinos cervejeiros do país!


O Estado de Santa Catarina é bastante reconhecido pela produção de cerveja, sendo o lugar de origem das diversas cervejarias conhecidas no país, tais como Bierland, Eisenbahn e Coruja. Aliás,  Piratuba - SC está na rota dos destinos cervejeiros do país e o visitante tem a oportunidade de degustar cervejas e conhecer todo o processo de fabricação, pois há cervejarias muito próximas do município, dentre elas a Cervejaria Berg Bier (em Ipira - SC), a Cervejaria Alabama (em Concórdia - SC) e a famosa Cervejaria Bierbaum (em Treze Tílias - SC).


Gostou de conhecer mais sobre a história da cerveja no Brasil e no mundo? Deixe seu comentário e conte sua experiência com a cerveja artesanal e o motivo de você ser apaixonado (a) por esta bebida!

Receba Novidades