Thermas Piratuba Park Hotel

Faça sua Reserva

4 Tendências do turismo em tempos de pandemia

A pandemia trouxe algumas tendências dentro do turismo para ficarmos atentos. E é ainda mais importante acompanhar esse momento e quais as principais preocupações dos turistas.


Com as notícias sobre vacinação em todo o país, podemos pensar em como será o novo normal para viagens. Além disso, o turismo em Santa Catarina tem se preparado cada vez mais para proporcionar segurança a seus visitantes.


Por isso, trouxemos esse conteúdo com as principais tendências de viagem em tempos de pandemia, essencial para que os viajantes possam se adaptar!


1. Turismo Sustentável


De acordo com a pesquisa feita pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), no contexto da pandemia da Covid-19, os viajantes estão bastante interessados em lugares que privilegiam a natureza, o turismo de aventura e ecoturismo, bem como viagens de carro com a família. 


As pessoas buscam fazer trilhas, curtir a natureza, apreciar lindas paisagens e atividades em parques ecológicos, por exemplo, sempre preocupadas com o meio ambiente, com a segurança e a recuperação do destino. Por isso, as viagens sustentáveis e de natureza são as melhores opções.


2. Novos comportamentos dos viajantes


A pandemia trouxe novos comportamentos. Além de pensarem num turismo mais sustentável, os viajantes estão planejando mais. Buscadores online e redes sociais são os canais mais utilizados para o planejamento da viagem, de acordo com a Santur, 60% recorrem a esses locais antes de decidir o destino.


Destinos próximos a sua cidade, a poucas horas de carro, ou que privilegiam o turismo de experiência são bastante desejados. Que tal experimentar a gastronomia local, de forma mais íntima, ficar mais próximo da natureza, com experiências únicas e passeios mais privados e sem aglomerações?


3. Privilegiar sempre Higiene e Segurança


A higiene e a segurança são um dos principais tópicos citados como forma de prevenir e atravessar esse momento. Assim, utilizar álcool em gel, máscara, manter a higienização constante das mãos e o distanciamento social estão entre as medidas essenciais (até para aqueles que já se vacinaram). 


Além disso, dentro das hospedagens a utilização do check-in e check-out sem contato, pagamento eletrônico e outras tecnologias tem contribuído para manter a segurança de hóspedes e colaboradores, que deve estar sempre em primeiro lugar. 


Sabemos que meios de hospedagem e diversos outros estabelecimentos estão seguindo os protocolos de higiene e segurança. Os turistas cada vez mais querem saber se os locais que visitam possuem regras rígidas para proteger os turistas. Em sites como Booking e TripAdvisor ou no próprio site da hospedagem é possível ter acesso a essas informações.


4. Locais sem Aglomeração


Locais sem aglomeração são os mais indicados. A recomendação é que as pessoas evitem ambientes com grande concentração de pessoas e, se possível, atrativos mais isolados, tais como áreas ao ar livre, arborizadas, locais privativos e que priorizem a saúde do viajante.


Nesse conteúdo, destacamos quatro tendências importantíssimas dentro do turismo e que são essenciais para que os viajantes possam se sentir mais seguros no novo normal.


Esse texto contribuiu para que você pudesse entender como estão as tendências do turismo em tempos de pandemia em Santa Catarina? Então, compartilhe com outros viajantes!

Receba Novidades