RESERVAS ONLINE
Thermas
RESERVAS ONLINE

Termas de Piratuba, o que é e onde fica? - Thermas Piratuba Park Hotel

termas piratuba

Termas de Piratuba, o que é e onde fica?

Piratuba é uma pequena e pacata cidade com aproximadamente 5 mil habitantes, localizada no meio oeste Catarinense, a uma distância aproximada de 400km da capital Florianópolis. Com pouco mais de 60 anos a jovem cidade tem sua economia baseada no turismo devido à descoberta de um lençol de águas sulforosas em meados da década de 60. Esta descoberta fez com que a pequenina cidade fosse colocada na rota dos principais destinos turísticos do sul do país, hoje a cidade é consolidada como ponto turístico e atrai aproximadamente 450 mil turistas por ano vindos de diversas regiões do Brasil e de países vizinhos como, por exemplo, a Argentina.
Para entendermos melhor o porquê estas águas atraem tantos turistas, vamos conhecer um pouco mais sobre as famosas águas termais comuns na região de Piratuba. As águas termais ou águas minerais são provenientes de fontes naturais subterrâneas enriquecidas com sais de rochas e sedimentos e assim adquirem novas características físico-químicas, como por exemplo, pH alcalino mais alto, ricas em sais minerais e temperatura acima dos 37 graus. As águas minerais são classificadas quanto sua composição química, entre elas encontramos as oligominerais, sulfatadas, sulforosas, cloretadas, ferruginosas, radioativas, carbogasosas, na região de Piratuba encontramos as águas sulforosas.
As águas sulforosas se diferenciam das demais, por conter altos níveis de enxofre, lítio e silício, estes elementos contribuem para a renovação das células do corpo humano, auxiliam no combate de microorganismos e infecções, refrescam, hidratam, restauram e protegem a pele. Além de prevenir o envelhecimento da pele, alguns estudos indicam que estas águas são apropriadas para o tratamento de tensão muscular, distúrbios funcionais do fígado, reumatismos, doenças de pele, artrites, eczemas, são muito benéficas para diabéticos, para curar inflamações em geral, e acredita-se que o seu vapor possa aliviar diversos problemas respiratórios, e para quem está saudável estes elementos melhoram a circulação sanguínea, relaxam a musculatura e revigoram o organismo.

Águas termais ou estância hidromineral?

As estâncias hidrominerais, geralmente tem como principais atrações os balneários, represas e banhos em piscinas, seu objetivo é facilitar a pratica de terapias com as águas termais da própria região através de banhos de imersão, jacto de água, vapor ou até mesmo ingerindo essa mesma água desde que comprovada de forma medicinal sua eficácia, antes do consumo é recomentado que seja verificada sua composição química, pois há alguns aspectos que determinam se a água termal é própria para consumo, apenas para banhos e se são terapêuticas ou não . Ou seja, podemos resumir dizendo que uma estância hidromineral é o nome dado a complexos turísticos com as características particulares que foram mencionadas acima.
Esta forma de turismo, que também podemos chama-lo de Turismo de Balneário, é uma das mais antigas segmentações do mercado turístico, esta pratica foi iniciada no período clássico com as Termas Romanas e tem como finalidade a terapia pela água termal. Hoje esta prática é mundialmente conhecida e acredita-se que estes banhos em piscinas naturais possuam um alto valor medicinal em especial os banhos nas águas sulforosas, que conforme mencionado anteriormente se diferenciam das demais águas termais por sua composição, e é extremamente benéfica para o organismo das pessoas.

Aguas termais em SC, SP, MG

No Brasil há vários destinos que oferecem banhos termais em águas sulforosas com propriedades terapêuticas, paisagens deslumbrantes formadas tanto por campos quanto por montanhas, com opções de hospedagem e gastronomia que certamente irão agradar os turistas sedentos por diversidades. A seguir confira algumas sugestões das famosas “cidades das águas”.
No estado de São Paulo, um excelente destino é a cidade de Águas de São Pedro, uma pacata cidade que além das águas termais sulforosas, os turistas podem aproveitar o passeio, realizando atividades em meio a natureza, como trilhas, visita as cachoeiras e praticar esportes radicais.
Em Minas Gerais, Poços de Caldas é a opção ideal para quem busca locais históricos, pois a cidade preserva construções da época dos cassinos e dos grandes bailes. E para quem busca contato com a natureza a caminhada até a cachoeira Véu das Noivas e o passeio de teleférico até o morro São Domingos não podem ficar de fora.
Em Goiás a cidade de Caldas Novas é um dos principais destinos para quem quer praticar esportes aquáticos, aproveitar as belezas naturais e a estudar rica história da cidade.
No Pará, rodeada de serras, lagos e rios encontramos a cidade de Monte Alegre, com paisagens encantadoras, suas ladeiras e mirantes encantam os turistas que por lá passam.
Chegando ao sul do Brasil encontramos a cidade de Mallet no Paraná, cidade construída as margens do rio Charqueada, a cidade ainda preserva sua cultura Polonesa e Ucraniana, um excelente destino para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.
A cidade de Marcelino Ramos no Rio Grande do Sul, popularmente conhecida com a “Terra das Águas” a cidade foi construída as margens do rio Uruguai e faz divisa com o estado de Santa Catarina. Uma tranquila e aconchegante cidade, ideal para quem quer relaxar e aproveitar os benéficos das águas termais.
E para finalizar temos em Santa Catarina a cidade de Piratuba além do contato com a natureza por meio de trilhas e passeios de Maria Fumaça que vão até o estado gaúcho, os turistas durante todo o ano tem acesso ao um amplo e moderno parque de águas termais. O complexo conta com piscinas rasas, fundas, semiolímpicas, cobertas, ao ar livre ou, ainda, com toboágua, banheiras de imersão, duchas individuais e hidroginástica. Conta também com lanchonetes, churrasqueiras, área de camping, trilhas ecológicas e estacionamento para automóveis e motorhome.
Além das águas termais Piratuba conta com uma rede hoteleira muito forte, uma excelente opção de hospedagem é o Thermas Piratuba Park Hotel.
Localizado a 300 metros do Parque de Águas Termais o hotel é a opção ideal para quem busca estrutura diferenciada, alto padrão na gastronomia, tranquilidade e integração com a natureza.
Escolha o destino que mais combina com você e aproveite de todos os benefícios que um banho de água termal pode te proporcionar.

Viaje, venha para Piratuba, conheça nossa cidade, hospede-se no Thermas Piratuba Park Hotel, e encante-se com este mundo de sabores, sensações e experiências.
Maiores informações e reservas: (49) 3553-0000 /reservas@thermaspiratubahotel.com.br

 

que-fazer-piratuba-call

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *